Espaço publicitário
Espaço publicitário
 
::Matéria publicada em Games - Análises

Swat 4
por Jefferson Marcos Degasperi (1/9/2005)
* Versão para impressão
* Indique essa matéria
* E-mail para o Colunista
* Voltar

Clique nesta imagem para ampliar "SWAT 4" é um jogo de tiro tático focado no combate urbano em ambientes fechados, a base da jogabilidade oferece a possibilidade para uma variedade de modos, desde o "single player" até o "multiplayer co-op", todos igualmente agradáveis. Não é um dos mais brilhantes jogos que você achará momento, mas definitivamente restaura a glória do longo período de pausa da franquia Swat.

O jogo cai um pouco no campo do realismo dos jogos de tiro em primeira pessoa. As 14 missões single-player, na maior parte focadas em cenários fechados, põe você como membro de um esquadrão de elite da polícia composto por 5 homens, em mandatos de prisão de alto risco, roubos a banco que não deram certo e resgate de reféns. Cada missão tem uma série de objetivos que usualmente envolvem que seu time se arraste de quarto em quarto, neutralizando ameaças e protegendo inocentes conforme você avança.

Para completar esses objetivos, você é capaz de dar ordens ao seu time através de um efetivo e bem elaborado sistema de comandos. Posicione sua mira em uma porta, pressione o botão direito do mouse, e você terá um menu de opções como "avance e limpe a área" (move and clear) ou "abra, granada de luz e invada" (open, bang and breach). Mova sua mira sobre um um suspeito neutralizado, e você terá a opção de "algemá-lo" (restrain) que fará um de seus companheiros executar essa ação. É tudo extremamente simples, e missões tutoriais estão incluídas para ajudá-lo a ter noção de alguns dos comandos mais complexos.

"SWAT 4" apresenta também uma diversidade de armas especiais e instrumentos para ajudar sua equipe conforme você avança de sala em sala. A "fibra óptica" (optiwand) é um dos mais importantes: uma câmera de vídeo pequena que você pode passar por debaixo das portas para ver o que se passa do outro lado dela. Dependendo do que encontrar, você poderá optar por Clique nesta imagem para ampliar lançar uma granada de luz ou de gás para incapacitar momentaneamente os suspeitos. As vezes encontrará algumas portas fechadas, dando a opção de destravar a fechadura, ou explodir a mesma com uma shotgun ou explosivos C4. Você pode dividir sua equipe em duas, e câmeras colocadas nos capacetes de cada oficial permite que você veja o que está acontecendo em outra parte do mapa, ou mesmo elaborar ordens à distância.

A mecânica programada diferente de outros "shooters" táticos, tem a ênfase nos procedimentos táticos e avanços. Claro, você pode atirar em qualquer coisa que se mova, mas um refém morto (por você ou pelo suspeito) resulta em fracasso imediato da missão. Você recebe ao final de cada missão uma grade com os saldos da mesmas, e parte de seu rendimento pode ser visto nesse momento, como render suspeitos pacificamente e coletar suas armas, reportar seus avanços da missão. Há armas não letais como uma tipo de shotgun, taser gun, spray de pimenta, e até uma arma de paintball tudo para incapitar o inimigo. Em outras palavras é um "jogo de tiro" que te recompensa por não atirar, o que causa uma certa tensão conforme avança-se pelos quartos ou salas: "será que aquele suspeito irá baixar aquela arma, ou será que irá erguê-la e atirar?"

Clique nesta imagem para ampliar Infelizmente, o jogo não contém uma uma narrativa que correlacione as missões, é mais como uma série de vinhetas próprias que progridem em dificuldade assim que você passa para as próximas. As missões não perdem seu charme, contudo, sente-se como que uma cena da seqüência houvesse sido cortada da ação, seja numa situação de refém na Dot-com, um roubo numa loja de diamantes, ou você ter de capturar um sujeito procurado num casino ilegal. Para adicionar o replay (e tensão) as missões, a maioria dos bandidos são gerados em localizações diferentes cada vez que você joga o mapa, o que quer dizer, que você nunca saberá quem pode estar espreitando do outro lado da porta: pode não haver ninguém, ou podem haver três caras armados até os dentes.

Se por algum motivo você não quiser que sua equipe seja controlado pelo computador, "SWAT 4" oferece a bem vinda (e muito rara) opção de jogo co-op para todas missões single-player, via LAN ou Internet. Nesse modo, todas as missões estão liberadas para se jogar, e você poderá jogar com até 5 amigos, tentando completá-las por conta própria. Você logo irá perceber que é muito mais difícil coordenar uma equipe controlada por humanos do que pelo computador, todos precisam saber suas funções especificas e permanecerem sempre juntos, ou então você será aniquilado Clique nesta imagem para ampliar quando três bandidos ao mesmo tempo te emboscarem por um corredor, mas é muito divertido apesar de tudo. O único fator perdido é a habilidade de preencher o esquadrão com oficiais controlados pelo computador: se você tiver apenas dois ou três amigos para jogar em conjunto, serão apenas vocês para fazerem tudo sozinhos.

Além do modo acima descrito, o jogo oferece outros modos de time multiplayers, como "Barricade" (que é como um Team Deathmatch, exceto que aqui você ganha pontos por prender inimigos ao invés de simplesmente matá-los); "Rapid Deployement" (é um modo de desarmar bomba, onde o time da SWAT tem um tempo para procurar essas bombas no mapa e desarmá-las); e finalmente o VIP ( onde você precisa escoltar um companheiro até o outro lado do mapa, enquanto os suspeitos precisam capturá-lo e mantê-lo diretamente por durante dois minutos.

Clique nesta imagem para ampliar "SWAT 4" é um desses grandes jogos que você espera não deixar de ver. Qualquer que seja a razão este é um game que fãs de jogos como Counter-Strike e Rainbow Six não irão querer perder. Os fãs de SWAT particularmente, esperaram um período realmente longo desde o último jogo da série que foi lançado em meados de 1999, contudo a espera valeu a pena.

Fonte: www.ugo.com.br


Colunista Responsável:
Jefferson Marcos Degasperi
É grande colaborador do Labomba, testanto, e auxiliando a atualização de várias seções do Labomba

 

 
Próximas matérias a serem publicadas por Jefferson Marcos Degasperi:
Jefferson Marcos Degasperi ainda não registrou nenhuma matéria futura.

Ultimas matérias publicadas por Jefferson Marcos Degasperi:
» (8/5/2006) Novo Battlefield será focado em ficção, mas com armas realistas em Games - Notícias
» (30/1/2006) Comanche 3 em Games - Dicas
» (28/1/2006) Comanche 4 em Games - Análises
» (26/1/2006) Comanche 4 em Games - Dicas
» (24/1/2006) Big Brother Brasil em Games - Análises

 

Labomba.com.br - DETONANDO TUDO! TODO DETONADO!
Não é permitida a cópia total ou parcial do conteúdo sem autorização
* 2001      † 2007

Conheça também:
Wayon Idiomas - Aulas de inglês e espanhol em Jaú - SP
W3 Corp - Desenvolvimento de sites, sistemas web e Marketing on-line
Blog do Nissan Versa Brasil