Espaço publicitário
Espaço publicitário
 
::Matéria publicada em Games - Análises

The Sims 2
por Jefferson Marcos Degasperi (10/8/2005)
* Versão para impressão
* Indique essa matéria
* E-mail para o Colunista
* Voltar

Clique nesta imagem para ampliar

O jogo mais vendido de todos os tempos finalmente ganhou uma continuação!

Jogabilidade - A fórmula de The Sims 2 continua a mesma que a do jogo anterior, ou seja, controlar o dia-a-dia do seu Sim. Os medidores básicos de Fome, Energia, Ambiente, Banheiro, Vida Social e Diversão continuam sendo o ponto focal do jogo. São esses medidores que determinam a grande maioria das designações do jogador para o seu ou seus Sims.

A ferramenta para criar seus Sims é intuitiva e simples de usar, mas ao mesmo tempo permite que você faça modificações complexas.

É possível alterar cada milímetro da cara do seu personagem, mover a posição e formato do nariz, olhos, escolher o tipo de queixo e muito, muito mais. Os jogadores com mais paciência poderão criar facilmente um Sim à sua própria imagem e semelhança, ou então idêntico a alguma celebridade.

Você pode criar um Sim em cinco estágios de vida: bebê, criança, adolescente, adulto ou idoso. Para que você possa começar jogando com um bebê, criança ou adolescente, é necessário criar também pelo menos um adulto.

Ah, o jogo vêm com um aplicativo chamado "Estúdio de Criação" que faz exatamente o que a ferramenta interna de criação de personagens faz, só que é mais pesado e lento. Totalmente dispensável.

Depois de criado seu Sim ou família de Sims, o próximo passo é escolher uma das 3 vizinhanças existentes ou então criar uma vizinhança personalizada.Cada vizinhança possui terrenos à venda que podem ser utilizados para construir sua casa desde a fundação da estrutura.

Você também pode, é claro, optar por comprar uma casa já construída ou então utilizar um dos modelos prontos para serem colocados em um terreno à sua escolha. Desnecessário dizer que o que não faltam são tipos diferentes de terrenos, casas, paredes, móveis, pinturas, objetos de decoração etc.

Tudo feito, você já pode mudar sua família para a nova casa. Agora é cuidar dos medidores básicos dos seus Sims e começar a interagir com os personagens controlados pelo computador, arranjar um emprego, um amor, dar festas... ou não. Basta que você se lembre que cada escolha sua tem um preço: um Sim sem muitos amigos acaba ficando deprimido, um Sim que não trabalha também não pode realizar alguns sonhos de consumo e assim por diante.

Um aspecto interessante de The Sims 2 são os desejos e temores dos seus personagens. São 4 desejos e 3 temores que mudam a cada dia. A cada desejo realizado, você ganha pontos de aspiração que podem ser trocados por objetos especiais como uma árvore de dinheiro (!!!) ou uma super-mamadeira que garante o bom crescimento dos bebês. Cada vez que seu Sim passa por um um de seus temores, ele perde pontos de aspiração.

Uma novidade que não existia no primeiro Sims, é que agora na continuação do jogo os Sims envelhecem. Se você controlar uma criança ou um bebê, vai poder acompanhá-lo até a velhice e morte. Se durante a vida do seu Sim ele tiver filhos, você poderá então seguir jogando com esses filhos. Detalhe: as características genéticas dos filhos são uma mistura das características do Pai e da Mãe.

Há também uma seção com as lembranças mais marcantes das vidas de casa Sim, sejam elas boas ou más. Coisas como o primeiro beijo, as notas que seu Sim tirava na escola, seu primeiro casamento etc, influenciam a personalidade do Sim e a forma como ele age perante determinadas situações do cotidiano.

Também em relação ao primeiro jogo, em Sims 2 o número de açõClique nesta imagem para ampliar es e interações com os outros personagens que você pode protagonizar é incrívelmente grande. São MUITAS ações. Ao cliar para interagir com outro Sim, você verá um menu recheado de opções e a maioria delas, como "conversar", por exemplo, possui sub-menus como "contar piada", "entreter" etc.

Algumas dessas sub-opções possuem mais opções ainda, o que dá um nível de controle absurdo do jogador sobre o personagem. Ou seja, é possível contar uma piada ingênua ou uma piada suja para o Sim ao lado, e só a personalidade dele determinará se ele irá gostar da piada ou não.

O maior problema do jogo está na câmera, que acaba comprometendo muito a jogabilidade. Ela é muito difícil de ser controlada e não responde de forma intuitiva. Leva tempo para se habituar a ela, e mesmo depois disso você não irá conseguir controlá-la com a velocidade que se espera.

A parte mais cansativa do jogo é ficar controlando a lente da câmera o tempo todo, e isso não depende da qualidade do seu hardware: ela é sempre pesadona.

Visual - Totalmente em três dimensões, os gráficos de Sims 2 são bonitões, apesar de não serem de outro mundo. Há uma grande variedadede cores dos objetos, roupas e cabelos, assim como uma extensa gama de texturas para paredes, tipos de piso e tudo o mais.

A movimentação dos personagens é soberba. Eles movem e se expressam de forma fluída e natural, e às vezes propositadamente caricata. A animação facial dos personagens é inacreditavelmente requitanda: eles possuem todas as expressões comuns como riso, seriedade, apreensão etc.

Som - O que seria dos Sims sem o som? A começar pela trilha sonora, tudo neste quesito é da mais alta qualidade! Existem vários estilos de trilha sonora (rock, hip hop e muitos outros) que podem ser escolhidos individualmente e para cada situação no jogo (menus, tela de jogo, tela de vizinhança etc). As músicas são bem empolgantes e algumas delas até ficam tocando sozinhas na nossa cabeça mesmo depois que paramos de jogar.

Os soms ambientes cumprem bem o seu papel, como ilustrar as conversas entre os Sims naquela língua peculir deles, ou denotar o tipo de programa que está passando na televisão.

Destaque - O que mais chama a atenção em The Sims 2 é a variedade que o jogo oferece. Essa variedade está presente em todos os aspectos do jogo, da criação dos personagens e casas às situações cotidianas, carreiras, e formas de interagir com os outros Sims.

É possível jogar uma infinidade de partidas e em todas elas se surpreender com ações que você nunca tinha visto antes ou decorar sua casa em um estilo completamente diferente a cada vez.

Deu pau? - Levando em conta que se trata de um game com belos gráficos em 3D, ele não exige muito da máquina. Se você for rodar ele com os requisitos mínimos, sentirá um pouco de lentidão, mas uma máquina um pouco melhor do que a mínima recomendada dará conta do recado.

Em um micro com um processador Athlon 1900 com 512 MB de RAM e placa de vídeo GeForce FX 5200 de 128 MB, ele roda suavemente (apesar da câmera lenta) com os gráficos quase no máximo.

Vale a pena? - Se você era fãClique nesta imagem para ampliar do primeiro Sims e de suas expansões, saiba que a coisa só melhorou! Você não terá motivo para não gostar do Sims 2.

Se você gosta de jogos de estratégia e se cansou de gerenciar exércitos e impérios, poderá gerenciar a vida de alguém para variar um pouco.

Agora, se você é do tipo de jogador que gosta de jogos de ação e tiro em primeira pessoa, poderá achar o Sims 2 muito paradão...

Fonte: www.fliperama.com.br


Colunista Responsável:
Jefferson Marcos Degasperi
É grande colaborador do Labomba, testanto, e auxiliando a atualização de várias seções do Labomba
 

 
Próximas matérias a serem publicadas por Jefferson Marcos Degasperi:
Jefferson Marcos Degasperi ainda não registrou nenhuma matéria futura.

Ultimas matérias publicadas por Jefferson Marcos Degasperi:
» (8/5/2006) Novo Battlefield será focado em ficção, mas com armas realistas em Games - Notícias
» (30/1/2006) Comanche 3 em Games - Dicas
» (28/1/2006) Comanche 4 em Games - Análises
» (26/1/2006) Comanche 4 em Games - Dicas
» (24/1/2006) Big Brother Brasil em Games - Análises

 

Labomba.com.br - DETONANDO TUDO! TODO DETONADO!
Não é permitida a cópia total ou parcial do conteúdo sem autorização
* 2001      † 2007

Conheça também:
Wayon Idiomas - Aulas de inglês e espanhol em Jaú - SP
W3 Corp - Desenvolvimento de sites, sistemas web e Marketing on-line
Blog do Nissan Versa Brasil